22 de maio de 2013
Depois de conhecer as regras para colocar no papel a sua história de forma bem visual, visite a página Roteiro para Cinema no Facebook. Lá você verá, nas cenas de filmes famosos, como usar o conteúdo aprendido aqui no blog. Você também poderá postar suas dúvidas. Copie o link e entre na página.
https://www.facebook.com/pages/Roteiro-para-Cinema/171785889652007
22 de outubro de 2009
As dificuldades de ser roteirista

Em 2001, quando realizei este estudo, os roteiristas americanos ameaçavam entrar em greve. Eles reclamavam da falta de respeito com seus textos, por parte dos produtores que os reescrevem, indiscriminadamente; e ainda, por parte dos diretores que levam os louros sozinhos ao terem seus nomes no crédito: “um filme de...”.
Segundo o Writers Guild of America, entidade representante da classe nos Estados Unidos, os roteiristas queixavam-se de que o tratamento dado a eles, na indústria cinematográfica, está piorando a cada dia. Além disso, eles reclamavam de não ganhar nenhuma percentagem dos lucros do filme, ao contrário do que acontece com as grandes estrelas, diretores e produtores. Imaginem, a reivindicação era dos grandes roteiristas de Hollywood!
Como em outras áreas de criação, cinema é um trabalho de equipe. Dificilmente um roteiro ruim dará um bom filme, o mesmo podemos afirmar com relação a um mau diretor. Cada um tem a sua parcela de responsabilidade e de glória.
Trabalho de roteirista é duro, isto sem falar na dificuldade de se chegar lá. É como passar no buraco da agulha! Cameron Crowe, vencedor do Oscar 2001 na categoria de melhor roteiro original com o filme Quase Famosos (Almost Famous), em entrevista à imprensa, disse que deve a sua estatueta àqueles que lhe deram uma oportunidade. Ele está certo. Na vida tudo é uma questão de OPORTUNIDADE.
Vez por outra, quando ando pelas ruas e vejo um operário quebrando pedras portuguesas para consertar uma calçada, penso nos inúmeros roteiristas talentosos que não conseguem uma única chance. Vida de roteirista iniciante é isso: um eterno quebrar pedras! Mas não desanime, um dia a calçada ficará pronta.
“O coração determinado faz com que se realizem desejos” Do roteiro de “O tigre e o dragão”
16 de setembro de 2009
Dicas

- Os roteiristas chamam de talking head, as cenas que abusam do diálogo. Lembre-se: o diálogo sozinho não sustenta um filme. Cenas fracas são aquelas em que as falas carregam o peso dramático.
- Não inicie a descrição de cena com as informações que já estão no cabeçalho.
- Procure descobrir, no início da história, algo simples que o herói não consegue mais fazer. No final de Central do Brasil, Dora voltou a usar batom.
- Evite dar ao protagonista dois grandes objetivos, para não quebrar a estrutura e diminuir o interesse do público. Todo herói deve ter um problema interno e outro externo. Isto o humaniza.
- A água é excelente recurso e pode ser traduzida como uma metáfora visual. Na cena, ela pode simbolizar a purificação do personagem. É como lavar a alma!
- Cenas em preto e branco podem indicar uma volta ao passado ou algo que marcou profundamente o personagem.
- Sempre que pensar em roteiro pense em como é a vida, com seus desafios e incidentes. Lembre-se da frase do indiano Krishnamurti: “O homem só cresce no conflito”. O personagem também.
- Procure evitar os “chavões”, mas se não conseguir...
Hitchcock dizia: “É melhor partir do clichê do que terminar com ele” - Ao criar a sua cena pense em imagens bonitas e inesquecíveis. O diálogo vem em seguida.
- O MUNDO ESPECIAL de um Herói deve ser totalmente diferente do seu MUNDO COMUM.No filme Central do Brasil, Dora sai de uma movimentada estação ferroviária no Rio de Janeiro e inicia sua jornada num ônibus pelo interior do Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)