7 de setembro de 2014

Originalidade x Clichê

Vivemos um período difícil para o escritor, pois as ideias originais são raras e o público, muito exigente. É comum vermos, nas novelas ou no cinema, estórias que já conhecemos. Muitos roteiristas “buscam inspiração” em cenas de filmes premiados. O clichê é um velho conhecido do público que, por sua vez, se sente insatisfeito por não assistir a uma estória original. Mas será que é fácil criar uma trama que ninguém nunca viu?

Para o mestre de roteiro Robert McKee, o problema da falta de originalidade (clichê) se resume em um único problema: “o roteirista não conhece o mundo de sua história”. Como lhe falta criatividade, algo que tenha em mente, ele vai buscar o assunto na televisão, nos livros ou no teatro. Ainda que o escritor busque ideias em matérias de jornais, por exemplo, ele tem que conhecer e ter a visão do mundo da sua estória. Sem isso, ele estará fadado a oferecer um prato de tédio para seu público.

 Segundo McKee, o ambiente da estória é quadridimensional, ou seja, tem quatro dimensões – período, duração, localização e nível de conflito.