Para o professor de roteiro
Robert McKee, o roteirista pode escolher um tema para escrever, porém ele deve
conhecer profundamente o ambiente da estória para não acabar escrevendo tramas
e cenas já conhecidas pelo público (clichê).
McKee explica que o ambiente da
estória é quadridimensional.- período, duração,
localização e nível de conflito.
“Localização é o lugar de uma
estória no espaço”
Portanto, localização é a
dimensão física da estória, onde ela acontece. Em qual cidade, rua, em qual
prédio dessa rua? Se for uma viagem espacial, para qual planeta o personagem
irá?
Nível de conflito é a dimensão
humana. O ambiente da estória não se resume a domínios físicos e temporais, mas
também sociais. Sua trama focaliza os conflitos internos ou os subconscientes
dos personagens? Subindo um nível, quais são seus conflitos pessoais? Subindo
um pouco mais, como é a relação desses personagens com as instituições da
sociedade?
Em “A mente brilhante” (2001), dirigido
por Ron Howard e escrito por Akiva Goldsman e Sylvia Nasar, John Nash (Russel
Crowe) é um matemático genial, porém, considerado estranho e egocêntrico. O
jeito excêntrico do professor só é compreendido depois que a esquizofrenia é
diagnosticada. O filme mostra os conflitos de Nash em vários níveis: dos
internos, no tormento causado pelos fantasmas criados pela esquizofrenia, aos
pessoais, nas crises do casamento, até os externos, na dificuldade de realizar
seus compromissos acadêmicos.
Não importa se no subconsciente
ou nas estrelas, sua estória pode ser ambientada em qualquer nível, mas tem que
respeitar as possibilidades e a coerência.
Fonte: Story – Robert McKee