1 de outubro de 2014

Estrutura e ambiente

É importante observar a relação que existe entre o ambiente e a estrutura da estória. O primeiro define e confina suas possibilidades. Desta forma, o roteirista não pode colocar no roteiro aquilo que lhe vem à mente, ainda que esteja trabalhando com ficção. Ao criar eventos para as cenas ele terá que escolher os possíveis ou prováveis.

Como assim?

O professor de roteiro Robert McKee explica: se a sua estória se passa dentro de condomínios fechados de Los Angeles, certamente, nesse ambiente, não haverá cenas de protestos contra a injustiça social, causando tumulto nas ruas arborizadas. No entanto, o roteiro poderá conter cenas de jantares para arrecadar fundos, com os anfitriões cobrando mil dólares o prato. Se o drama se passa nos guetos do leste de Los Angeles, os moradores não poderão participar de jantares de gala para pagar mil dólares o prato, mas poderão sair às ruas em passeata para exigir mudanças.

Ao criar o seu drama e definir o ambiente em que ele se passa, você estará estabelecendo as leis internas de probabilidade para sua estória.


“A escolha de eventos do escritor, portanto, é limitada às probabilidades e possibilidades contidas no mundo que criou.” – Robert McKee