26 de agosto de 2009

Cena de preparação e de consequência

Cena de preparação

É aquela que prepara o espectador para uma cena dramática. Sua função é provocar expectativa.

Exemplo: as cenas que antecedem uma batalha decisiva num filme de guerra, uma prova final nas Olimpíadas, ou ainda, as que mostram um gladiador antes de entrar na arena.

Uma forma de manter o público na expectativa é anunciar sem revelar, alguma coisa que poderá ou não acontecer no futuro.
Exemplo: No filme O Iluminado(The Shining), quando Jack Torrance (Jack Nicholson) chega para administrar, na baixa temporada, um hotel nas montanhas geladas, e logo é avisado de que ali aconteceu um crime hediondo. O filho de Jack é sensitivo, percebe que no local aconteceu algo terrível e é advertido por um funcionário, também “iluminado”, para não abrir a porta do quarto 237. É angustiante para o espectador ver o pequeno Danny (Danny Lloyd) andar de velotrol pelos corredores desertos do hotel. Vez por outra, ele pára diante do quarto 237, tenta abrir a porta, mas não consegue porque ela está trancada. O público fica ansioso: e se ele conseguir abri-la, o que acontecerá? Simplesmente eletrizante!

Cena de conseqüência

É aquela cuja função é relaxar a tensão, depois de uma cena dramática.

Exemplo: A cena em que a agente Clarice aparece dormindo depois de ter sido salva por Hannibal no dramático ataque dos porcos famintos.