13 de agosto de 2009

Travessia do Primeiro Limiar

TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR – (momento em que o herói se compromete com a aventura, voluntariamente ou forçado por alguma situação)

Arrependida, Dora consegue raptar Josué, mas Iolanda e Pedrão prometem matá-la. Na rodoviária, Dora telefona para Irene que, por sua vez, cumpre o seu papel de Mentor elogiando: “Eu sempre achei que você era um bom soldado!”

Ao entrar no ônibus para tentar levar o menino até o pai, Dora faz a TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR iniciando a JORNADA DO HERÓI. No paradigma de Syd Field esse é o Ponto de Virada I, pois a partir daí, a história muda totalmente de direção. Também nesse momento, o personagem Josué passa a funcionar como MENTOR.

Durante a viagem, Dora conversa com o garoto sobre sua infância, revelando um pouco mais sobre a personagem. A mágoa que ela tem em relação ao pai beberrão é uma ferida psicológica que não cicatriza. Qual é a atitude da personagem? É alcoólatra, tem baixa auto-estima e ainda por cima, é uma golpista. Essas faces da personalidade funcionam como GUARDIÃES DE LIMIAR que a impedem de crescer. Ainda na viagem, mais uma vez ela RECUSA O CHAMADO, pedindo ao motorista do ônibus para ajudar Josué a encontrar o pai, no interior do Nordeste. Dora abandona a JORNADA.