13 de agosto de 2009

O modelo da jornada do herói

Inspirado na obra de Joseph Campbell sobre mitologia, Christopher Vogler criou uma importante ferramenta para auxiliar escritores e roteiristas: o modelo da JORNADA DO HERÓI.
Segundo Vogler, o início de uma história geralmente começa no MUNDO COMUM, que é exatamente aquele em que o personagem vive no seu cotidiano. Ao aceitar o CHAMADO À AVENTURA, o herói entra no MUNDO ESPECIAL iniciando a sua JORNADA.
Vamos ver como a história de Dora, no filme Central do Brasil (Central Station), Urso de Ouro no Festival de Berlim, se encaixa no modelo da JORNADA DO HERÓI. A direção é de Walter Salles e o roteiro de João Emanuel Carneiro e Marcos Berstein.

MUNDO COMUM – (o contexto, a base, o cotidiano ou o passado do herói)

Em Central do Brasil, o dia-a-dia de Isadora Teixeira ou simplesmente Dora (Fernanda Montenegro) não é fácil! Professora aposentada, ela ganha a vida escrevendo cartas para os inúmeros analfabetos que transitam pela Central do Brasil.
À noite, embarca no trem num caminho solitário e ao chegar em casa, exausta, ninguém a espera. Esse é o MUNDO COMUM de Dora.