18 de agosto de 2009

O que são Transições?

São indicações de como passar de uma cena para outra. É o recurso que o autor dispõe para “dirigir” o seu roteiro. Deve ser usado sempre justificado para a direita.

CORTAR PARA:

Está implícito que, se não houver outra indicação, a passagem de uma cena para outra será através de CORTAR PARA:
Por isso, muitos roteristas dispensam esta indicação em seus textos, usando-a o mínimo possível.

FUSÃO PARA:
É o corte lento de uma cena para a outra através da sobreposição de imagens.

No filme Titanic, com um CLOSE-UP nos olhos azuis de Rose (Kate Wislet), ainda jovem, em fusão com os olhos da mesma personagem Rose já na Terceira Idade, a ação dramática avança no tempo, retornando do flashback.

MATCH CUT:
É o corte para avançar no tempo ou para mudar de situação, usando um detalhe.

Exemplo:
1- No filme O poder de um jovem (The Power of One), o pequeno P.K. aos sete anos (Guy Witcher) treina box, num ringue, na África do Sul. O negro Geel Piet (Morgan Freeman) segura um saco de areia para P.K. O plano fecha nas luvas de boxe do menino socando o saco e quando abre, novamente, vemos P.K. já com 12 anos (Simon Fenton). O MACHT CUT para fazer a transição usa luva de P.K.

2- O filme Billy Elliot nos dá um exemplo criativo de MACHT CUT para indicar a passagem de uma estação do ano para outra.
Depois de ser ridicularizado pelo pai e pelo irmão na frente de Mrs. Wilkinson (Julie Walters), sua professora de balé, Billy (Jamie Bell) sai de casa. Ele anda sem rumo pelas ruas, dançando furiosamente como que para extirpar da alma, toda a sua indignação e revolta. Após dançar à exaustão, em pleno verão, senta-se em frente a um velho muro de zinco. Em CLOSE-UP, vemos seu rosto desviando de mosquitos. Os insetos são substituídos por pequenos flocos de neve e quando Billy levanta-se, vemos a rua coberta de neve. Com este MATCH CUT, percebemos que aquele estado de prostração o acompanhou até o inverno.