3 de agosto de 2009

O que é roteiro?

Para Syd Field, um dos mais procurados professores de roteiro no mundo, roteiro ou screenplay (em inglês) é “uma história contada com imagens, diálogo e descrição, localizada no contexto da estrutura dramática". (Manual do Roteiro; Syd Field)

Podemos dizer que um filme pode ser considerado bem feito, quando conseguimos entender boa parte dele, mesmo sem compreendermos o diálogo dos personagens, isto porque as imagens devem falar por si.
Mesmo que a ordem não seja exatamente esta, o roteiro deve ter uma estrutura, com início, meio e fim. O filme é um meio visual feito com cenas, seqüências e planos. Na linguagem do cinema: princípio (set-up ou exposição), meio (development ou desenvolvimento), fim (resolution ou desenlace).

Sem conflito não há roteiro. Observe que até nas histórias infantis existe conflito. Os três porquinhos viveriam tranquilos em suas casas se não houvesse um lobo mau para ameaçá-los. Branca de Neve não teria que fugir para a casa dos sete anões se não existisse uma rainha má.