6 de agosto de 2009

Necessidade dramática

O que compõe um bom personagem?

Para Syd Field, são quatro os elementos: necessidade dramática, ponto de vista, mudança e atitude.(Manual do Roteiro;
Syd Field)

É o que o seu personagem principal precisa. O que ele quer? Vencer uma corrida? Conquistar uma viúva rica ou uma linda garota trinta anos mais jovem? O tesouro da arca perdida?

Se você conhece bem seu personagem, poderá descrevê-lo bem, não com adjetivos, pois roteiro não é literatura, mas pelas ações. Roteiro tem que ser visual. Não adianta você dizer que a bruxa é má. Afinal o que é ser bom ou mal?

Descreva a personagem praticando ações negativas, como por exemplo, abrindo um vidro de veneno e, em seguida, olhando e sorrindo para a maçã que ela pretende envenenar para matar a princesa. Ou então, queimando a foto da mocinha e dando uma gargalhada maquiavélica.

Conhecendo bem seu personagem, você pode criar conflitos para ele alcançar (ou não) o seu objetivo. Toda história tem que ter conflito.

No filme Uma babá quase perfeita (Mrs. Doubtfire),depois de separar-se da mulher, o personagem de Robin Willians traça um plano para ficar ao lado dos filhos. Esta é a sua necessidade dramática. Para alcançá-la, disfarça-se na melhor ama-seca de Hollywood!

Quando conhecemos bem nossos personagens fica muito mais fácil criar pontos de conflito que gerem ação.