13 de agosto de 2009

Pontuação

PONTUAÇÃO

Segundo Christopher Vogler, cada filme tem uma pontuação no final: “Uma história, tal como uma frase, só pode terminar de quatro maneiras: com ponto final, um ponto de exclamação, um ponto de interrogação ou reticências”. (A Jornada do Escritor)

Os filmes terminam com ponto final quando a imagem ou uma frase faz uma afirmação clara do tipo “E viveram felizes para sempre”, sem deixar dúvidas. Ou podem terminar com um ponto de exclamação quando a intenção é fazer alarde como nos filmes de horror e ficção científica: “Eles estão chegando!”

Em uma estrutura aberta, a exemplo das histórias que terão prosseguimento em outro filme como O Exterminador do Futuro (The Terminator) e Pânico, o ponto de interrogação fica no ar com a pergunta: “Será que ele morreu mesmo?” ou “Será que vai voltar?”
No caso de Central do Brasil podemos dizer que o filme tem um final aberto e termina com reticências. Dora torna-se mais sábia, deixa de ser vilã e parece que sua ferida psicológica começa a cicatrizar. Com muito sacrifício, ela consegue atingir seu objetivo, mas os erros do passado poderão pesar muito ainda em sua vida...

Importante: A Jornada do Herói não é um modelo rígido e pode variar de acordo com a necessidade da história e a criatividade do escritor.