19 de agosto de 2009

Flashback

O Flashback é indicado quando intercala uma cena do passado que vai dar ação ou informação a uma cena do presente.

INT. SALA/MANSÃO DE KARIN – NOITE

Ponto de Vista de Susan
sentada no sofá, vendo a mãe Karin despedir-se do cunhado Paul com um beijo na boca.

PLANO PRÓXIMO

Do rosto de Susan com raiva.

EM FLASHBACK

Menina de sete anos – Susan - escondida atrás da porta do quarto do pai.

POV de Susan
observando o pai doente, dormindo no leito e o tio dando-lhe uma injeção.O pai estremece e morre diante de Paul, que nada faz.

VOLTA À CENA

Só devemos usar este recurso quando ele realmente mover a história para frente, revelando uma ação ou algo do personagem. Ele funciona muito bem quando é uma ferramenta para o personagem revelar um pensamento ou um estado de alma. Existem histórias que são roteirizadas através de um grande Flashback como é o caso do premiadíssimo Titanic.

No filme O Sexto Sentido (The Sixth Sense), o Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis) só descobre que está morto no final. Em Flashback, ele consegue relembrar o momento em que encontra um antigo paciente na sua suite. O rapaz atira no médico e depois se mata. O Flashback é revelador e dá ao roteiro um toque de genialidade, principalmente pela forma como a história é desenvolvida.

Importante: procure não usar o Flashback de forma aleatória. Mostre informações sobre o passado de maneira criativa como, por exemplo: usando manchetes, artigos de revistas e jornais velhos, fitas de vídeos que podem elucidar fatos, álbuns de retratos, documentos antigos guardados, fotos tiradas do fundo do baú com dedicatórias comprometedoras, enfim, use a imaginação!