5 de agosto de 2009

Sinopse ou argumento

Se a story line mostra o conflito da sua história é na sinopse ou argumento que os personagens se revelam. Existem dois tipos de sinopse: a pequena e a grande. A primeira deve ter quatro páginas e a segunda, no máximo trinta para não cansar o leitor.

Para que escrevemos uma sinopse?
Ela é o nosso primeiro contato com o produtor ou com o diretor e poderá ser usada também nas negociações com os patrocinadores. Com ela, é possível orçar (custo) e viabilizar a produção do projeto.
A sinopse é a segunda etapa depois da story line e é dirigida a um público alvo selecionado e bem específico: produtores, diretores, patrocinadores e atores.

A sinopse é um resumo da história e deve situar tempo e espaço, sem, no entanto, descrever detalhadamente os ambientes. A personalidade dos personagens deve ser descrita na sinopse, porém alguns roteiristas preferem se aprofundar na descrição do herói, antagonista e personagens secundários em outra etapa: o perfil dos personagens.

Importante: antes de apresentar uma sinopse não esqueça de registrá-la, pois, além de ser vendida, ela pode simplesmente... “mudar de dono”. De qualquer parte do Brasil, você pode registrar sinopses, roteiros e livros na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, mediante o pagamento de uma taxa, preenchimento de um formulário
e apresentar pelo menos uma cópia do roteiro, com sua rubrica em cada página.

ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS (EDA/FBN) - PALÁCIO GUSTAVO
CAPANEMA - RUA DA IMPRENSA, 16 - SALAS 1205/10 - 12° ANDAR - CASTELO - CEP 20030-120 - RIO DE JANEIRO - RJ


Informações pelos telefones:(21) 2262-0017 e 2220-0039, de 2ª a 6ª feira, das 10 às 16h
Fax: (21) 2240-9179

Endereço eletrônico: eda@bn.br

Home page:
http://www.bn.br
Clique em Serviços a Profissionais e você encontrará o Escritório de Direitos Autorais com as informações necessárias.