21 de agosto de 2009

A importância das 10 primeiras páginas

Cada página de um roteiro representa um minuto de projeção. Em Hollywood, um filme normal tem duração de aproximadamente duas horas ou 120 minutos. Na Europa, os filmes têm a duração de 90 minutos.

No cinema, o Tempo de Atenção (tempo que precisamos para saber se estamos realmente interessados em alguma coisa) é de 15 a 20 minutos, por isso, as dez primeiras páginas do roteiro são preciosas!

Para fisgar o seu público, mostre nas dez primeiras páginas:

1- Quem é o seu personagem principal.
2- Qual o assunto de sua história (premissa dramática).
3- Revele a necessidade dramática de seu personagem, apresentando as circunstâncias em que ele está inserido na sua história (contexto).

Seu filme deve começar e acabar com uma cena forte. Pode também terminar no mesmo local que começou.

Exemplo: Música do Coração (Music of the Heart) abre com uma seqüência de fotos de Roberta (Meryl Streep), do tempo da infância ao casamento e nascimento do primeiro filho. A professora de violino rasga sua fotografia ao lado do marido, revelando a situação dramática.

Em seu Manual do Roteiro, Syd Field nos ensina um bom exercício para sabermos se um roteiro é bom, testando o Tempo de Atenção:

Vá ao cinema. Depois do início dos créditos conte no relógio o tempo que leva para saber se gosta ou não do filme. Se após 20 minutos ainda não souber, pode ser um sinal de que os próximos 100 minutos serão de muito tédio.