7 de agosto de 2009

Os arquétipos na composição do personagem

O pensamento mítico tem sido objeto de estudo de vários segmentos do saber. Carl Gustav Jung define mito como a conscientização de arquétipos do inconsciente coletivo, entendendo-se como tal, uma herança do espírito primitivo esquecido, cujas imagens são encontradas nas mitologias.

Jung vai além: “Os deuses clássicos estão presentes como arquétipos do inconsciente coletivo”. Ainda segundo o psiquiatra suíço, os temas míticos retratam situações humanas básicas, arquetípicas.

Palavra de origem grega, “arkchétypos” significa modelo primitivo, idéias inatas. Os arquétipos seriam o elo entre o consciente e o inconsciente coletivo. Eles estão nos sonhos, nos contos de fadas, nas histórias das mais variadas culturas, resistentes à ação do tempo.

Conhecer bem os arquétipos é uma excelente ferramenta para o escritor determinar a função de um personagem na história e saber se ele está desempenhando bem o seu papel na trama. Os arquétipos revelam qualidades boas e más que existem em qualquer ser humano, por isso, mais de um arquétipo pode se manifestar em um personagem.

Em certas situações, se olharmos diante do espelho pareceremos anjos. Em outras nos surpreenderemos usando máscaras de verdadeiros demônios. Esta dualidade faz parte da essência humana e dos personagens também!


Conhecer bem os arquétipos é como mergulhar fundo na alma e na mente humanas. Através deles, podemos dar aos nossos personagens mais verdade e profundidade.